Sejam bem vindos

Quem sou eu

Minha foto
"Espero que aprecie esse Blog,pois busco trazer sempre novidades para você. Se tiver alguma dúvida,comentário ou sugestão,sinta-se à vontade em fazê-lo." Email : teixeirajesus1@hotmail.com

segunda-feira, 28 de junho de 2010

NATIN FAZ PRONUNCIAMENTO NA RADIO ALVORADA

O prefeito Natim se comprometeu a estar na radio Alvorada esta manha para fazer um pronunciamento para o povo de Zé Doca.
RODOVIÁRIA
Começou dizendo sobre a conclusão da rodoviária. A construtora emitirá nota fiscal até segunda feira, em seguida será dado inicio à obra.
INSS
Quanto a questão do posto do INSS, disse que essa obra depende do governo federal, disse que já esta licitada, aguardando a conclusão de um outro posto no interior para começar a de Zé Doca.
Anunciou o o lançamento da pedra fundamental da construção da creche no bairro São Francisco que terá inicio na próxima segunda feira com prazo de 240 dias para entrega da obra ao custo de 600 mil reais com recursos do FNDE e ministério de educação.
CONCURSO PÚBLICO
O pronunciamento mais esperado era sobre o concurso publico. Disse que conhece e ouve todos os comentários sobre pessoas que tiveram notas maiores que os aprovados. Convidou todas essas pessoas que estiverem se sentindo prejudicados para estarem na segunda feira para que o conselho faça uma avaliação "Se for comprovado, o candidato terá assegurada a sua vaga, mas desde que se comprove através do gabarito." disse Natin
"Não posso tomar nenhuma atitude sem que o conselho do concurso avalie as irregularidades"

domingo, 27 de junho de 2010

Abertas inscrições para curso sobre Trabalho Social

O Curso à Distância sobre Trabalho Social em Programas e Projetos de Habitação de Interesse Social está com inscrições abertas. Podem participar profissionais de 21 municípios maranhenses que trabalham na elaboração e execução de projetos de urbanização e regularização de assentamentos precários e produção habitacional. O prazo é o dia 10 de julho.

A realização é do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Habitação/Departamento de Urbanização de Assentamentos Precários, com apoio da Cities Alliance. O curso, com carga horária de 80 horas, terá duração de 10 semanas.

Podem se inscrever profissionais de Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paço do Lumiar, Pedreiras, Raposa, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís, Timon, Viana, Vila Nova dos Martírios e Zé Doca.

As inscrições devem ser feitas via internet pelos gestores responsáveis por projetos de habitação, ou representantes legais, nas respectivas esferas de governo (Estado, Município e Distrito Federal).

Profissionais que não estejam na relação de público prioritário e tenham interesse em participar, devem encaminhar e-mail (
eadtrabalhosocial@cidades.gov.br) para compor cadastro de reserva.

O conteúdo programático do curso, link para inscrições e outras informações estão disponíveis no site do Ministério das Cidades

sábado, 26 de junho de 2010

Maranhão garante três vagas no Conselho Nacional das Cidades

Na 3ª Conferencia de 2003, o Maranhão conquistou apenas uma vaga no segmento poder público. Nesta conferência foi viabilizada a presença de 62 participantes e, por meio de articulações junto aos segmentos, obteve três vagas na composição do Conselho Nacional das Cidades.

Segundo o presidente do Conselho Estadual das Cidades, Orleans Soares, a ampliação do número de vagas, bem como na aprovação de propostas envolvendo os eixos temáticos é muito relevante para o Maranhão, pois demonstra o compromisso do governo em implementar políticas públicas que possibilitem acessibilidade, mobilidade e gestão democrática para a população.

Para José Francisco Diniz, eleito como titular pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia, a oportunidade de conquistar novos espaços dentro do Conselho Nacional das Cidades demonstra a necessidade de articulação e participações ativas nesses espaços. "Vivenciamos um contexto de mudanças significativas, principalmente na área habitacional, por isso precisamos nos unir e conquistar o nosso espaço", enfatiza ele.

Com o lema "Cidade para Todos e Todas com gestão Democrática, Participativa e Controle Social”, que traduz o compromisso do governo em implementar políticas que garantam melhores condições de vida a população; e o tema que incentiva a participação da sociedade civil nessa discussão, a conferencia reuniu cerca de três mil pessoas de todo país.

PDT/PSDB confirmam Jackson Lago ao governo do Estado

Lançada, oficialmente, em convenção conjunta do PDTe PSDB, a candidatura de Jackson Lago ao governo do Maranhão. Sem o nome para vice-governador definido, a chapa, que conta ainda com o apoio do PTC e do PPS e deverá se chamar “Frente de Libertação”, tem como candidatos ao Senado o deputado federal e presidente do PSDB no Maranhão Roberto Rocha e o ex-ministro do STJ, Edison Vidigal.

Estiveram presentes prefeitos dos partidos aliados, inclusive o prefeito de São Luís, João Castelo, deputados federais, estaduais e militantes dos partidos que apóiam a candidatura de Jackson Lago.

Entre vários discursos realizados pelos candidatos a deputados do PDT, PSDB, PTC e PPS, os últimos foram os de Edison Vidigal, Roberto Rocha e Jackson Lago. Edison Vidigal destacou uma possível vitória nas urnas nas eleições deste ano.

- Não deixaremos cair a bandeira de luta dos partidos. Para que o Maranhão retome o seu lugar. Uma vez vencendo, eles não tomarão o governo novamente - declarou.

Já o deputado federal Roberto Rocha ressaltou a importância do PSDB estar junto com o PDT na candidatura de Jackson Lago e o apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República. “Estamos todos juntos nessa caminhada. O Maranhão ainda patina porque não conseguiu, ainda, matar a fome de justiça e liberdade. [...] Jackson é melhor conter a revolta e contar os dias para a vitória!”, declarou.

Jackson Lago, em seu discurso como candidato oficial ao governo do Maranhão nas eleições 2010, voltou a falar na cassação do seu mandato em abril de 2009 e enumerando algumas ações que realizou durante os dois anos do seu governo

(2007 e 2008). “Vamos nos colocar do lado que quer a mudança do Maranhão. Temos que nos colocar do lado que quer a mudança desse Estado, desse país. Não podemos ter dúvida nenhuma. [...] Nós temos um caminho a seguir temos que retomar a construção do nosso Estado”.

Ele também destacou a aliança com o PSDB, ressaltando a carreira política de José Serra. “Vamos retomar a abertura da esperança da nossa gente, com um governo sério, participativo, de efetiva participação popular. [...] Em você que eu busque e que eu encontre a energia necessária não só para a luta, mas para a vitória e para a realização de um governo honrado de participação popular, que honre o voto de cada eleitor”, disse ao fim do seu discurso.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Município de Zé Doca vira palco da agricultura familia

SÃO LUÍS - Centenas de trabalhadores rurais participaram do Dia da Agricultura Familiar, em Zé Doca. Este foi o oitavo realizado no Maranhão. Durante três meses foram mobilizados 120 municípios de oito Territórios da Cidadania, com 15 instituições e 5.525 agricultores e agricultoras familiares.

Foram contemplados os trabalhadores rurais do Território da Cidadania do Alto Turi e Gurupi, que abrange os municípios de Zé Doca, Amapá do Maranhão, Araguanã, Boa Vista do Gurupi, Cândido Mendes, Carutapera, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Godofredo Viana, Governador Newton Belo, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçume, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici e Santa Luzia do Paruá.

Os eventos do Dia da Agricultura Familiar tiveram como proposta difundir e discutir as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação, comercialização de alimentos e documentação dos trabalhadores rurais, incluindo pescadores, quilombolas e quebradeiras de coco. Os encontros foram realizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Nordeste Cidadania, Banco do Nordeste e Contag, com a parceria do Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Prefeituras Municipais, Sindicatos Rurais, Pólos Sindicais, Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (Fetaema).

A gestora da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Zé Doca (Agerp), órgão vinculado à (Sagrima), Nordélia Sousa, representou a secretaria neste último evento e falou das ações do órgão voltadas para a Agricultura Familiar, tais como Projetos Agroecológicos, Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, distribuição de sementes selecionadas de arroz, milho e feijão, kits de irrigação, agroindústrias, pulverizadores, plantadeiras e outros equipamentos.

O representante do BNB, Hailton José Fortes, falou da contribuição do banco para o desenvolvimento rural, através das linhas de crédito, ressaltando que para esse tipo de aplicação o banco disponibiliza cerca de 13 milhões em recursos. "O recurso existe; são mais de 13 milhões para aplicar na agricultura familiar e 15 Agências do Banco do Nordeste em todo o Maranhão para aplicar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf".

Para o prefeito de Zé Doca, Raimundo Nonato Sampaio, a Agricultura Familiar se fortalece com encontros como esses. "A iniciativa do BNB e a parceria com governos da esfera Federal e Estadual, além da sociedade civil organizada é importantíssima para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. Acho que somente assim, a geração de renda e a sustentabilidade nesse setor poderão acontecer", acredita Raimundo Nonato Sampaio.

domingo, 20 de junho de 2010

Inscrições para o Enem começarão nesta segunda

As inscrições estarão abertas exclusivamente via internet entre 21 de junho e 9 de julho

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 começarão amanhã. O MEC (Ministério da Educação) informou que será necessário que o estudante informe o número do seu CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o estudante seja menor de idade.

Segundo o MEC, o próprio sistema de inscrição impedirá que participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal.

Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou responsável legal.

As inscrições estarão abertas exclusivamente via internet entre 21 de junho e 9 de julho. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.

No primeiro dia (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo (7), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

A taxa de inscrição será de R$ 35. Estudantes que cursam o 3º ano em escola pública não pagam. Outros candidatos interessados na isenção poderão fazer o pedido assinando uma declaração de carência.

O Brasil está classificado para as Oitavas


O Brasil está classificado, com uma rodada de antecedência, para as oitavas de final da Copa 2010. Os primeiros 15 minutos de jogo foram de um curioso estudo tático de lado a lado. Duas equipes que têm no contra-ataque um de seus principais pontos fortes, Brasil e Costa do Marfim pareciam esperar um ao outro para ver quem tomaria primeiro a iniciativa de atacar e, com isso, abrir espaços.
O Brasil abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo. Robinho para Luis Fabiano, que toca de calcanhar para Kaká, a um só tempo Kaká divide, dribla e toca para Luis Fabiano que invade pela direita e fuzila no ângulo esquerdo de Barry. Um a zero. As vuvuzelas enlouquecem. Aos 5 minutos do segundo
tempo, Julio Cesar bate o tiro de meta, busca Luis Fabiano. O 9 do Brasil escora o zagueiro no alto, acompanha a queda da bola, toca-a ligeiramente com a mão e dá o primeiro chapéu, em Zokora. A bola desce e Luis Fabiano executa o segundo chapéu, em Kolo Toure, chicoteia de pé esquerdo e entra para a história das Copas do Mundo e seus mais belos gols. Brasil 2 X 0

A vantagem era tudo de que a equipe do Brasil precisava para se soltar de vez. As chances apareciam, Kaká participava mais do jogo e, aos 17, foi ele quem criou o lance do terceiro: arrancada pela ponta esquerda, daquelas dignas de suas melhores fases, e o cruzamento rasteiro, preciso para Elano escorar e marcar seu segundo gol na Copa. logo depois veio o lance mais preocupante do jogo. Elano divide, Tioté deixa a sola, todas as travas da chuteira. Lannoy, um árbitro banana, apenas assiste. Elano deixa o campo, entra Daniel Alves.

Aos 34 minutos, o centroavante Didier Drogba recebeu sozinho um cruzamento de Touré Yaya e, de cabeça, marcou o primeiro gol da Costa do Marfim nesta Copa. Aos 43 minutos, Kaká é atropelado por Keita, que se joga no chão. Stephane Lannoy, o banana francês que deixou os africanos baterem a vontade, expulsa Kaká.

Após a vitória da Seleção Brasileira por 3 a 1 sobre a Costa do Marfiml, Dunga lamentou a expulsão de Kaká e reclamou muito da arbitragem. "Foi um jogo muito complicado, muito atlético, muita força física, muitas faltas. Todos nós que gostamos do futebol pedimos sempre um espetáculo. Mas as pessoas que tem que controlar o espetáculo tem que saber o que é futebol e o que não é. É difícil fazer o futebol arte como todos pedem quando o árbitro deixa passar as coisas como aconteceu hoje", disse.

Os Encantos e Beleza do Maranhão

















sábado, 19 de junho de 2010

Zé Doca e sua Localização

"Cidade Esperança, Cidade do Progresso, Metrópole do Alto Turi"



Bandeira



Hino do município de Zé Doca

Letra por José Gonçalves dos Santos
Melodia por José Gonçalves dos Santos


Minha terra altaneira
De matas verdejantes,
De lavouras abudantes,
De brisa alegre e fagueira...
O teu solo é mais fecundo,
O teu sol tem mais calor!...
És um recanto do mundo
Feito de paz e amor.

O teu povo bravo e forte
Tem a sublime missão
De defender-te até a morte
Lutando contra opressão
Minha Zé Doca querida,
em quaisquer dos teus rincões
serás sempre enaltecida
nossos versos de nossas canções.

Terra cheia de esperança,
berço eterno dos filhos teus,
fonte que jorra bonança
abençoada por Deus.

Tens o dom da natureza
e a força da tua mocidade,
mais a tua maior riqueza
e a chama ardente da liberdade.


Fundação4 de outubro de 1987

Gentílico zedoquense
LemaProsperidade e Progresso
Prefeito(a)Raimundo Nonato Sampaio (PSC)
(20092012)
Localização

03° 14' 34" S 45° 49' 26" O
Unidade federativa Maranhão
MesorregiãoOeste Maranhense IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoPindaré IBGE/2008 [1]
Região metropolitanaNordeste
Municípios limítrofesNova Olinda do Maranhão eAraguanã (N), Governador Newton Bello e São João do Carú (S),Penalva e Monção (E), Pedro do Rosário (NE), e Centro Novo do Maranhão (O)
Distância até a capital302km km
Características geográficas
Área2.413,751 km²
População46.265 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade21,5 hab./km²
Climatropical
Fuso horárioUTC-3
Indicadores
IDH0,59 médio PNUD/2000 [3]
PIBR$ 911.050 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capitaR$ 9.574,00 IBGE/2005 [4]

Stub iconEste artigo sobre Municípios do estado do Maranhão é um esboço. Você pode ajudar o blog deixe seu comentario.

CALAMIDADE NA SEGURANÇA PUBLICA EM ZÉ DOCA

Segurança Zero

Nesta quarta feira os moradores da Vila do Bec fizeram uma reunião para discutir a falta de segurança naquele bairro. O fato é que os moradores se sentem acuados dentro de casa. Semana passada dois açougues foram assaltados e os bandidos levaram mais de 80 quilos de carne. Uma moradora disse "Me sinto presa dentro de casa enquanto os bandidos ficam a solta nas ruas do bairro".
A reclamação foi geral, pois convidaram as autoridades competentes e apenas o Major D'Eça compareceu para ouvir os apelos da população. Nenhum representante da policia civil e da prefeitura se fizeram presentes. O presidente da
camara vereador Ze
Neto chegou quase no final da reunião. Os moradores ficaram indignados com a falta de interesse das autoridades.
No final, os comerciantes decidiram que irão reformar o trailer que foi incendiado na ultima manifestação com dinheiro próprio.
Não é só na Vila do
Bec
, a população passa por esse problema em todos os bairros de Zé Doca. As autoridades dizem que é por falta de viaturas e contingente de policiais, "Agente faz o que pode, faltam viaturas o homens para podermos dar uma melhor segurança para a população" disse major D'Eça.
O comando da
PM recebeu apenas uma viatura nova, as outras antigas foram entregues para leilão, o outro veiculo é emprestado pela prefeitura, mas esta sempre no "PREGO" tanto que o Major não pode manda-la para a Nova Conquista pois ela não aguentaria chegar até lá. O jornal A Tribuna do Povo classificou esse povoado como o FARWEST do Maranhão, pois lá a lei é na base da bala, nenhuma policial faz segurança naquele povoado, os que lá estavam tiveram que bater em retirada, pois se sentiram acuados pelos bandidos, pois eles não tinham condições de enfrenta-los sem viaturas, sem armamento e poucos homens.

Contatos